Rancho Folclórico de Mêda

Fundação: 29 de Abril de 1981
Fundadores: António Augusto Lourenço Júnior, António Joaquim Godinho Vieira, José Joaquim de Carvalho
Direcção Técnica: Rosa Maria Martinho Amado
Região Etnográfica: Beira Alta
Danças tradicionais: Desfolhada, Danças de Roda, Vim de Marialva a Mêda, Quem Compra a Água, Agora é Tempo de Rosas, Meda é a Nossa Terra.
Trajes: Noivos, Viúva Abastada, Pastor, Ceifeira, Lavrador, Vindima, Tecedeira, Domingueiro.
Usos e Costumes: Festas de Carnaval, os Reis, Vindimas, Marchas Populares e Jogos Tradicionais.
Representações Nacionais: de Norte, Sul e Ilhas

A origem do Rancho Folclórico de Mêda remonta a 1958, quando se deu a fundação na vila de Mêda, do Rancho das Vindimas, que, como o próprio nome indica, foi criado especialmente para essa ocasião. A experiência agradou aos habitantes locais que, desejosos de preservar o seu património cultural, assistiram com agrado à fundação, em 1981, do actual Rancho Folclórico de Mêda.
O trabalho deste Rancho assenta numa profunda e cuidadosa pesquisa das tradições e costumes da sua região, tendo sido efectuadas para esse fim várias recolhas de danças, cantares e trajes representativos do património cultural do Concelho de Mêda.
Essas recolhas foram feitas recorrendo à memória dos mais idosos e também pela pesquisa de registos escritos contendo descrições dos trajes, danças e instrumentos musicais típicos da região; foram ainda recolhidas fotografias antigas e realizadas gravações de canções tradicionais, o que não deixa de ser um curioso exemplo de como as modernas tecnologias audiovisuais podem contribuir para a preservação das antigas tradições.
O Concelho de Mêda, de raízes antiquíssimas, possui um invejável património histórico e arquitectónico, sendo de destacar a Igreja Matriz, de traça românica, os Solares dos Paços do Concelho e das Casas Novas, ambos datados do século XVIII, o Pelourinho, que está classificado como Monumento Nacional, a Fonte do Espírito Santo, de estilo Manuelino, a capela da Senhora das Tábuas, que foi fundada pelos templários, as Capelas do Senhor Bom Jesus dos Passos e de Santa Cruz, ou ainda a Casa Quinhentista, residência do Comendador da Ordem de Cristo.
No entanto, os vestígios do povoamento humano na região remontam às áreas mais remotas, havendo já, nos tempos da ocupação romana na Península, referências a um povo denominado Medobrigenses ou Meidobrigens; este povo, de nome indubitavelmente celta, é o mais antigo habitante da região de que há memória, para além de ser o responsável pela origem do nome de Mêda, que ainda actualmente existe como designação de Vila*.
Porém, não é só ao nível do património edificado que Mêda se evidencia; também o artesanato da região é digno de destaque, sendo de referir a escultura, tanto de carácter sacro como profano, a olaria, que produz vasos e cântaros, a sapataria, com destaque para as tradicionais botas de atanado e os tamancos, a cestaria, a tecelagem e colchas de linho, e a cantaria, praticada por canteiros-artistas cuja arte não fica atrás da dos melhores no que se refere a trabalhos em granitos.
A gastronomia local, tipicamente serrana, também é digna de nota, sendo de destacar as migas e os diversos pratos de porco e cabrito.
Juntando a tudo isto as antigas tradições ainda hoje praticadas no concelho, tal como as vindimas, as ceitas, as desfolhadas, o Fabrico do pão, os mercados de rua e os jogos tradicionais, o património cultural de Mêda aparece como sendo invulgarmente rico e digno de nota, tornando-se assim ainda mais importante o trabalho realizado pelos elementos do Rancho Folclórico de Mêda no sentido da sua divulgação, estudo, preservação e transmissão às gerações mais novas.

* Elevação a cidade no dia 26 de Janeiro de 2005
Fonte: Dicionário Enciclopédico do Folclore Português -Volume 1, pág. 205 - Papiruscor
  

2 comentários:

  1. Boa Tarde, estive a trabalhar na Mêda, durante uns meses e fui recebida com muito carinho. Isto tudo para propor, que o rancho da Mêda participe na Iniciativa da RTP, Portugal no Coração, onde convidam ranchos de todo o Portugal a fazer uma apresentação com máximo de 6 pares. Gostaria muito de vos ver na RTP. Gisele Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Centro Cultural e Recreativo de Mêda11 de setembro de 2011 às 18:08

    olá,
    nós tivemos a mesma ideia mas já não nos foi possível participar no Concurso. Pode ser que apareça outra iniciativa no mesmo sentido. De qualquer maneira a RTP respondeu-nos disse que ficava com o nosso contacto para o acaso de passarem por estes lados, esperamos que nos possa ver na televisão a representar o Folclore da Cidade de Mêda.

    O Rancho Folclórico de Mêda agradece o facto de se ter lembrado de nós e esperamos que volte a esta Cidade e nos venha visitar.

    ResponderEliminar